terça-feira, fevereiro 13, 2007

O Metrô - Linha LILÁS

Dia desses, voltando da zona sul, Interlagos, perguntei ao motorista do ônibus se ele passaria próximo a alguma estação de trem, possivelmente Jurubatuba, Santo Amaro, para que eu pudesse seguir para casa de trem, naquele final de tarde de trânsito bem tipicamente infernal. O cobrador disse: "Ah, dona, tem o metrô, a senhora desce no metrô!"

Imediatamente, pergunto: - Metrô? Que metrô? Nãoooo... quero pegar trem! Quero pegar o de subúrbio!

Ele: -Então, a senhora pega o Metrô e depois o trem.

Eu: (já impaciente e rude) - Que metrô? Por acaso esse ônibus tá escrito que só vai até o Terminal Santo Amaro e onde que ele vai passar por algum metrô??

O cobrador olhou para o motorista, que finalizou: - Bom, é... tá certo, é isso mesmo. A senhora vai pegar o trem mesmo...

Poucos instantes depois, eis que o ponto final se aproxima, é terminal de ônibus de Santo Amaro. A porta se abre e o cobrador diz: - Pronto. A senhora toma o "trem" aqui.

Pasmem. Ali era a entrada do Metrô Largo Treze. Cor lilás. Tudo moderno, novo. Meus olhos se recusavam a acreditar. Tive que fotografar.

Então a minha ignorância e alienação me impediram de saber que havia uma "Linha Lilás" do Metrô em São Paulo. Ela interliga Largo Treze ao Capão Redondo.

Estações novas, bem novinhas, que nem tinha papel caído no chão. Trens mais modernos, mais silenciosos. Estofamento e acabamento interno dos vagões mais luxuosos, com bancos de tecido de veludo.

Aí subi na estação Largo Treze e desci na estação Santo Amaro, onde eu fiz baldeação para o trem. A estação Santo Amaro fica exatamente sobre o Rio Pinheiros. A estação está construída no meio de uma ponte suspensa. Ela é toda fechada com vidros, claro, afinal, se fosse aerada, o cheiro do Rio dizimaria os usuários. Bem construído. Um pouco medonho para os claustrofóbicos e para os que têm vertigem de altura. Como eu. Mas não me abalei.



Fiquei tão abobada que não me contentava em contemplar. Fotografava ali e acolá com o meu celular. Como eu não sabia da existência de tudo aquilo?? Santa ignorância, Batman!

Mas o pior de tudo, hein: a forma rude como tratei o cobrador, que insistia em dizer que eu ia pegar o "Metrô" e eu rebatendo, sem de nada saber... ai, que coisa feeeeeiaaa... Que vergonha. Isso merece um pedido meu de desculpas em público (no caso, aqui... neste espaço cibernético, ne, gente... como vou achar o cara??) ao cobrador e o motorista que estavam dizendo a verdade. E me ajudando, afinal!

Alguém de vocês sabia da existência da Linha Lilás? Ah, é? E nem me contou??!! rsrs

Marcadores: , , , ,

2 Comentários:

Anonymous Antonio disse...

Você é bem fusada,ein vai em tudo que canto.esta sua reportagem do metro esta bem legal.As fotos firam ótimas..Faz tempo que sou seu fã

16/2/07 19:28  
Anonymous Betty disse...

Obrigada, Antonio!

Mas eu sou mesmo é desparafusada! rs

abs! bjs!
Betty

17/2/07 03:14  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial