segunda-feira, outubro 16, 2006

"Socialismo para Milionários", de George Bernard Shaw

Hoje, segunda-feira de folga, estava eu perambulando pelos corredores do Hipermercado Extra, quando deparei-me com o famigerado balcão de promoções de livros... (sim!! pra mim, o maior deleite!!) Vários títulos ao preço de R$9,90. Eu não sou do tipo que mencionaria nomes de estabelecimentos até para não parecer que estou fazendo alguma publicidade, mas hipermercado que vende livro tem seu devido valor, e os que vendem a preços promocionais, então... nem se fala! Merece, sim, destaque!
Bom, ali havia muitos e muitos títulos... Na noite de hoje eu me interessei particularmente por dois: Contos e Lendas Orientais (Malba Tahan) e esse que eu comprei: Socialismo para Milionários, de George Bernard Shaw. E explico a razão da minha escolha por esta última: a resenha dizia: <"Tudo é produzido para os milhões e nada para os milionários", afirma George Bernard Shaw neste panfleto hilariante, disfarçado de manual de instruções para a felicidade das classes mais abastadas. Socialista que defendia o elitismo, democrata que admitia o autoritarismo, o dramaturgo irlandês veio para confundir e não para explicar. Seu único objetivo era mostrar a complexidade das relaçõess humanas e tratar com ironia feroz os preconceitos políticos, religiosos e morais de quem "compra crédito moral assinando cheques". Tradução, introdução e apêndices de Paulo Rónai.>
Simplesmente o tipo de leitura inteligente que anda tão rara nos dias de hoje! Essa obra, cuja primeira edição data de 1901, é atemporal, mostrando o quanto os defeitos decorrentes da hipocrisia da seleta minoria milionária está devidamente herdada até os dias de hoje. E devorei-o imediatamente! Shaw faz crítica com a ironia e a acidez perfeitas, com aquela pitadinha de humor sarcástico que nos põe aquele sorrisinho de canto-de-lábio no decorrer da leitura.
Imperdível!!!!

2 Comentários:

Blogger Unknown disse...

E para minha surpresa...curiosamente este livro está em minhas mãos neste moneto, tão delicioso quanto sua descrição!
Obrigado!!

28/10/06 19:38  
Blogger Betty N. disse...

Vic,
que curioso...! rs

Divirta-se com as mazelas dos milionários!

beijo!

29/10/06 04:24  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial