quinta-feira, agosto 30, 2007

Obrigada Papai do Céu!!! Agora minha sobrina virou são-paulina, êeeeee!!!!!!

Gente, essa coisinha fofa da titia, na foto ao lado, cresceu com personalidade forte e marcante e desde muito tenra idade insistia em querer torcer para o Corinthians. Depois, inventou que torceria para o Santos... Suspeito eu que era tudo pra provocar (no bom sentido) meu irmão, o pai dela, que é são-paulino, assim como todos nós... eu, minhas irmãs, meu pai, os tios dela da parte da mãe... enfim... No fundo, tínhamos a esperança de que criança nessa idade acaba logo mudando de idéia... (Claro que incentivamos sempre a arrebanhá-la para a nossa torcida, sim...)



Qual não foi minha grata surpresa, quando na semana passada, ela anunciou:

- Tia Bete, sabia que agora eu torço pro São Paulo?

Eu, louca de alegria pela boa notícia, vibrei!!!!

- Jura??? Que maravilhaaaaaaaaaaaaaa!!!! E seu pai? Você já contou pra ele?

- Eu já. Ele ficou tão feliz que me levantou lá em cima!

- Aiaiaiaai........ finalmente, agora você vai ser tricapeã mundial!!!!


Ela, séria, interpela:

- Mas, tia, sabe por que que eu decidi escolher o São Paulo?
- Por que?
- Porque o Santos, o símbolo é assim.. um peixe, ne... E o São Paulo, é um "deus" de barba branca... Por isso eu prefiro o São Paulo!
Aquilo me surpreendeu. Me arrepiei, me comovi. Nunca imaginei que uma criança de seis anos de idade pensaria numa coisa dessas para escolher um time de futebol. Fiquei muito muito feliz e orgulhosa, como sempre... uma tia bem coruja!


segunda-feira, agosto 27, 2007

Saber lidar com a efemeridade e a transitoriedade... é ser feliz!!!



Saber lidar com a efemeridade e a transitoriedade... é ser feliz!!!
Assim pensei eu enquanto divagava sobre as coisas da vida, as coisas mundanas, o que temos, quem somos, quem temos, o que somos...
Olhe para estas lindas flores coloridas do Jardim Botânico, alinhadas, coloridas, perfeitas para a minha foto naquela manhã ensolarada e de temperatura agradável e amena. Mas o que garante que elas estarão tão igualmente lindas numa outra manhã? Numa outra estação? Num dia nublado? E no ano que vem, estarão as flores iguais, com as mesmas cores? Nascerão do mesmo tamanho?
Para todas estas questões, de nada sabemos ou temos como prever ou antever. Assim é a vida. Que certeza temos sobre o amanhã ou os próximos cinco minutos? Você estuda, se forma e quando arruma o "emprego sonhado" percebe que não tem talento ou que não era bem como pensava ser. Casa-se com a mais bela garota da cidade e, com o passar dos anos, não mais sente o mesmo amor que no início. Ganha muito dinheiro na Mega-Sena e não sabe se sua esposa mandará um capanga matá-lo para herdar tudo. Tem filhos lindos com o homem que você mais ama, que depois não quer te dar pensão, vão brigar na Justiça e o que era para ser um romance com final-feliz vira um quebra-pau litigioso nos tribunais. Não, não pretendo soar trágica. Mas essas coisinhas mundanas me fazem pensar que na vida nada é certo. NADA.
Então, aqui começa minha filosofia de vida. Se nada é certo, então é sábio quem souber lidar com os imprevistos, os tropeços, as surpresas (as boas e as más), enfim tudo o que couber entre efemeridade e transitoriedade... porque sim, na vida, tudo é passageiro... (principalmente para quem trabalha num aeroporto...) O ser humano é avesso a mudanças, ele geralmente quer ter certeza de que dará certo e se der, quer que aquilo permaneça para sempre. Tem medo do desconhecido, da incerteza, da instabilidade. Todos somos assim mesmo, nao? Sofremos se há ameaça de que o que está estabelecido vai ruir. Mas qual é a certeza de que se estará vivo amanhã ou daqui a vinte e cinco anos?
Então já que não podemos garantir que estaremos vivos até daqui a 60 anos... (sim, porque eu adoraria viver pelo menos até os cem... igualzinho meu avô... que já tem 97) então o jeito é ser feliz todos os dias, certo? E por que não, poder ser feliz com o que se tem, com o que se é, com as pessoas que se conhece, e com o trabalho que se consegue fazer com prazer, no momento presente? Por que não se pode ser feliz sabendo compreender a realidade e lutando para aceitar as coisas como elas são com lucidez? A compreensão sobre as coisas e sobre as pessoas é o que nos conduz ao ponto-de-vista das coisas. E do ponto-de-vista depende a felicidade. Só do nosso próprio modo de ver a vida.
E a sabedoria de buscar a felicidade reside em poder ser feliz sabendo lidar com as incertezas, as possibilidades, os incidentes, a efemeridade e a transitoriedade. Sei que nunca estamos preparados para o que não queremos, que é a quebra da continuidade, mas... sendo inevitável, por que não aprendemos a lidar com elas?